Páginas

sábado, 12 de setembro de 2015

Secretaria Nacional de Juventude



Vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) tem a tarefa de coordenar, integrar e articular as políticas de juventude, além de promover programas de cooperação com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados para o segmento juvenil.
Nesse momento, em que o Brasil passa por um virtuoso crescimento econômico e registra a maior população jovem da sua história, com 50 milhões de pessoas de 15 a 29 anos, um dos principais desafios da Secretaria é criar e articular mecanismos que garantam a participação efetiva da juventude no projeto de desenvolvimento sustentável e solidário do país.
Com o aumento da capacidade de coordenação das Políticas de Juventude pela SNJ foi possível construir, pela primeira vez, um programa específico para integrar as políticas de juventude no Plano Plurianual 2012-2015 (PPA) do governo federal, denominado Autonomia e Emancipação da Juventude. O Programa conta com objetivos e iniciativas sob a responsabilidade de diversos órgãos de governo com previsão de metas relacionadas ao aprimoramento das políticas para a juventude.
Os avanços no campo das políticas públicas de juventude no Brasil vêm demonstrando a mobilização dos jovens para assuntos de interesse coletivo e pautas comuns aos diversos segmentos juvenis, contemplando temas como educação, saúde, mobilidade, entre outros.
Os esforços da juventude em demonstrar sua necessidade de mudanças estruturais na sociedade reforçam  o papel da Secretaria  em fortalecer cada vez mais as Políticas Públicas de Juventude, para que se tornem uma política de Estado.
Nesse sentido, é importante destacar o Estatuto da Juventude, aprovado em  agosto de 2013, que representa uma das maiores conquistas do segmento. O documento, que tramitou por quase 10 anos na Câmara Federal, agora é uma realidade na conquista de mais direitos para os jovens brasileiros.



Gabriel Medina é o novo secretário nacional de Juventude

Inclusão social

Psicólogo, 32 anos, natural de Araraquara (SP), Medina tem larga trajetória nos movimentos de juventude
por Portal BrasilPublicado07/01/2015 18h41Última modificação07/01/2015 18h41
Secretaria Nacional da JuventudeGabriel também atuou na construção dos Acampamentos Intercontinentais da Juventude dos Fóruns Sociais Mundiais realizados em Porto Alegre e em Belém
Gabriel também atuou na construção dos Acampamentos Intercontinentais da Juventude dos Fóruns Sociais Mundiais realizados em Porto Alegre e em Belém
Gabriel Medina é o novo secretário nacional de Juventude, informou a Secretaria Nacional da Juventude nesta quarta-feira (7). O convite foi feito pelo ministro Miguel Rossetto.
Psicólogo, 32 anos, natural de Araraquara (SP), Medina tem larga trajetória nos movimentos de juventude, tendo sido eleito, em 2011, para presidir o Conselho Nacional de Juventude, o que lhe permitiu ser um dos responsáveis pela construção da 2ª Conferência Nacional. 
A trajetória do novo secretário sempre esteve relacionada à juventude. Desde 2013, exercia o cargo de Coordenador de Juventude na Prefeitura de São Paulo.
Em 2003, foi relator e participante permanente do Projeto Juventude, coordenado pelo Instituto Cidadania, processo que elaborou propostas sobre o tema e que deu origem à política de juventude no governo do ex-presidente Lula.
Gabriel também atuou na construção dos Acampamentos Intercontinentais da Juventude dos Fóruns Sociais Mundiais realizados em Porto Alegre, nos anos 2000 e em Belém em 2010. Coordenou a realização do Festival Latino Americano das Juventudes em Fortaleza, também em 2010.
Além de ter sido um dos articuladores do Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis, que cumpriu relevante papel ao dar voz a uma série de redes e movimentos não tradicionais. 
Medina teve, entre 2002 e 2004, passagem pelo legislativo paulistano, quando como assessor parlamentar, ajudou a elaborar as primeiras iniciativas de políticas voltadas aos jovens. Com destaque para a aprovação da Lei Estação Juventude, que estruturou a rede de assessores nas subprefeituras.
Em Araraquara, sua cidade natal, entre 2006 e 2008, foi responsável por construir a Assessoria Especial da Juventude e o Espaço Jovem. Em 2012 foi candidato a vereador na cidade de São Paulo, obtendo uma votação de 5,5 mil votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário