E se sua "curtida" ajudasse ações sociais? Conheça a plataforma que inova no modelo de financiamento para causas sociais
A Curtida.Social, startup mineira, junta crowdfunding (financiamento coletivo) com marketing e se autodefine como plataforma de “Marketfunding”
Se lembra de quando passava no seu Facebook uma foto que dizia: "curta para reduzir a fome!"? Agora isso é verdade. Foi lançada em Belo Horizonte a plataforma Curtida.Social, que utiliza essa ideia de engajamento em redes sociais e a converte em patrocínios para ações sociais.
Qualquer pessoa física pode cadastrar um projeto de Ação Social e esses serão apresentados para as Entidades Apoiadoras. Os projetos selecionados se transformam em Campanha digital, que toma forma, por exemplo, como um post no Facebook. O proponente da Ação tem que então divulgar a campanha, para demonstrar que tem apoio de outras pessoas, e que realmente trata-se de uma causa importante.
A Entidade Apoiadora ganha a divulgação de sua imagem vinculada à campanha. O impacto é medido pela Curtida.Social, que faz a conversão em um valor de aporte financeiro. Assim, as melhores causas são financiadas.
Histórico do Projeto
A criação da plataforma foi motivada pela tradição de apoio à projetos sociais da Enacom, empresa onde os fundadores Douglas Vieira, Gustavo Lacerda e Newton Velloso trabalharam juntos. Conforme relembra Newton Velloso: “Sempre tivemos na cultura da Enacom a tradição de apoiar diferentes projetos sociais e de empreendedorismo na cidade, entendemos que temos essa obrigação de devolver parte do que ganhamos para a sociedade e de ajudar a fomentar o empreendedorismo., Além disso, todos ganhamos com um ecossistema forte. Isso nos motivou a criar a Curtida.Social, pois várias empresas desejam ajudar as ações sociais e não sabem como.”
Os últimos detalhes do modelo de negócios da plataforma foram refinados em um curso de inovação da Universidade de Stanford, na Califórnia, organizado pelo MGTI. Foram aprimoradas a estratégia de entrada no mercado (beach head) e o modelo financeiro adotado.
Um ponto fundamental, segundo o Diretor Douglas Vieira, é a motivação do projeto: “A Curtida.Social foi criada para conectar pessoas e empresas do bem. Nossa intenção é gerar grande impacto social a partir de pequenas ações, possibilitando que cada um mude o mundo ao seu redor”.
As campanhas
No primeiro mês da plataforma, já foram impulsionadas ações sociais apoiadas pelas empresas Siteware (que desenvolve sistemas de gestão), Waycarbon (inovação em sustentabilidade) e Enacom (otimização e modelagem numérica).
As ações adotadas são bastante diversas: um aluno carente foi adotado para cursar o cursinho pré-vestibular popular da UFMG, o Equalizar; material foi adquirido para apoiar o Selex, ação da UFMG para integração de jovens em conflito com a lei utilizando práticas de circuitos elétricos; e roupas novas foram adquiridas e doadas para meninas afastadas de seus lares e acolhidas no Lar Batista.
O que leva uma pessoa a levar adiante uma ação social? Cada pessoa tem uma motivação diferente. Luiz Marques, por exemplo, é realizador de uma das ações sociais e afirmou: ''a motivação de ajudar o Lar Batista é que tenho contato com este local e vejo o quanto falta para essas crianças, todo o vestuário destas meninas depende de doações, portanto, a curtida.social me ajudou a buscar o suporte financeiro de um modo moderno e rápido, e facilitou todo o processo de busca por estas doações.''
E são muitas as pessoas que trabalham por causas ou instituições que lhes são caras e gostariam de fazer mais, como foi o caso do Luiz Marques. Pois com a Curtida.Social isso é possível.
Como participar
Se você tem um projeto social que se enquadra num dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e está buscando patrocínio para melhorar a vida de uma pessoa ou gerar impacto na sociedade, cadastre-se no www.curtida.social, colocando pelo menos um vídeo, uma foto, um descritivo explicando seu projeto e a meta que pretende alcançar, a partir daí a Curtida.Social fará a busca por possíveis apoiadores para seu projeto.
Para empresas que querem apoiar uma causa social, basta realizar o cadastro no site da plataforma e escolher qual campanha desejam apoiar. Opcionalmente as empresas podem fazer contato através do e-mail: contato@curtida.social, caso desejarem maiores informações.
Contato: Douglas Vieira
site: www.curtida.social
facebook: https://www.facebook.com/curtida.social/
email: contato@curtida.social
cel: 27 99816.3944 (whatsapp)
Nenhum comentário:
Postar um comentário