Aconteceu nos ultimos dias 18 e 19 de fevereiro o Encontro Estadual JUVENTUDE VERDE em São Paulo. o Evento foi organizado pela Comitiva Estadual do Partido Verde na figura de João Arthur secretário estadual da Juventude PV e equipe.
Com lideranças jovens partidárias de diversas bacias do estado, ao longo de dois dias, muitas ideias, metodologias, pontos de vista e planejamentos foram traçados dentre a juventude do PV - Partido Verde.
O Jovem Verde de Ubatuba "Elton Herrerias Junior" esteve presente participando efetivamente dos debates e construções coletivas para os nossos próximos 20 anos de vida pública, trabalhando a ótica municipal, estadual e federal.Elton utilizou da Tribuna Livre e se posicionou inúmeras vezes levantando temas relevantes como à reserva de mata atlântica em nosso estado, o granito verde, a busca por mais balneabilidade e o segmento esportivo SKATE, que junto a inúmeras Pró - Vocações envolveu à todos presentes. "Aceitei o convite da Secretaria de Juventude do PV para ser pré-candidato à Deputado Estadual em 2018. Uma oportunidade ímpar de representar as mudanças que sonhamos para nosso Estado" disse Elton.
ABERTURA OFICIAL COM A PARTICIPAÇÃO DOS SEGUINTES DIRIGENTES:
José Luiz de França Penna - Presidente do Partido Verde -Brasil
Mariana Perin - Secretária da Juventude - Partido Verde - Brasil
Marcos Belizário - Presidente do Partido Verde do Estado de São Paulo
João Artur Camargo de Oliveira - Secretário da Juventude do Partido Verde do Estado de São Paulo.
Após o café, foram debatidos temas relacionados aos “12 Valores do Partido Verde”
1 – Ecologia
A preservação do meio ambiente, o ecodesenvolvimento (ou desenvolvimento sustentável), a reciclagem e a recuperação ambiental permanente.
2 – A cidadania
O respeito aos direitos humanos, o pluralismo, a transparência, o pleno acesso à informação e a mobilização pela transformação pacífica da sociedade.
3 – A democracia
O exercício da democracia representativa, através do processo eleitoral e da existência de um poder público eficiente e profissionalizado, combinado com mecanismos participativos e de democracia direta, sobretudo a nível local, através de formas de organização da sociedade civil e conselhos paritários com o poder público.
4 – A justiça social
Condições mínimas de sobrevivência com dignidade para todas as pessoas. Direitos e oportunidades iguais para todos. O poder público como regulador do mercado, protegendo os mais fracos e necessitados, garantindo o acesso à terra e promovendo a redistribuição da renda, através de mecanismos tributários e do investimento público.
5 – A liberdade
A liberdade de expressão política e cultural, criação artística e informação; o direito à privacidade; o livre arbítrio em relação ao próprio corpo e à iniciativa privada, no âmbito econômico.
6 – O municipalismo
O fortalecimento, cada vez maior, do poder local, das competências municipais e das formas de organização e participação da comunidade. Para transformar globalmente é preciso agir localmente.
7 – A espiritualidade
A transformação interior das pessoas para a melhoria do planeta. Reconhecendo a pluralidade de caminhos na busca da transcedência, através de práticas espirituais e de meditação, ao livre arbítrio de cada um.
8 – O pacifismo
O desarmamento planetário e local, a busca da paz e o compromisso com a não-violência e a defesa da vida. O multiculturalismo.
9 – A diversidade
A diversidade, a troca e a integração cultural, étnica e social para uma sociedade democrática e existencialmente rica. Preservação do patrimônio cultural. Contra todas as formas de preconceito e discriminação racial, cultural, etária ou de orientação sexual.
10 – O internacionalismo
A solidariedade planetária e a fraternidade internacional diante das tendências destrutivas do chauvinismo, etnocentrismo, xenofobia, integrismo religioso, racismo e do neofascismo, a serem enfrentados em escala planetária, assim como as agressões ambientais de efeito global.
11 – A cidadania feminina
A questão masculino/feminino deve ser entendida de forma democrática, avançando no sentido de se conceber uma profunda interação entre os dois pólos nos diversos setores da sociedade, visando uma real adequação às necessidades circunstanciais. Homem e mulher devem buscar, como integrantes do sistema social, mudanças e transformações internas, que venham a se traduzir numa prática de caráter fundamentalmente cooperativo. Maior poder, maior participação e maior afirmação da mulher, dos valores e sensibilidade feminina, além do combate a todas as formas de discriminação machista ou sexista, pôr uma comunidade mais harmônica e pacífica.
12 – O saber
O investimento no conhecimento, como única forma de sair da indigência, do subdesenvolvimento e da marginalização para uma sociedade mais informada e preparada para o novo século. Erradicação no analfabetismo, educação permanente a reciclagem do conhecimento durante toda a vida. Prioridade ao ensino básico, garantia de escola pública, gratuita e de qualidade, para todos.
Nos debates de eixo temáticos os jovens puderam se relacionar melhor, criando fortes vínculos de construções coletivas, por aproximadamente 2 horas, de escalas puderam construir sobre temas de identidade, prioridade e foco do Partido :
Mesa 1: Diversidade
Moderadores:
André Pomba – Secretário da Diversidade do PV Capital - São Paulo
Vera Motta – Secretária Nacional para Assuntos Jurídicos - Partido Verde - Brasil
Mesa 2: Mulher
Moderadora:
Ana Acilda – Secretária Estadual da Mulher - Partido Verde - São Paulo
Mesa 3 - Ecologia
Moderadores:
Sandro Biólogo – Biólogo especialista em Borboletário e fundador da JPV Estadual (SP)
Calos Marx – Secretário Especial de Políticas Públicas do PV-SP e presidente do PV Osasco
Mesa 4 - Verdes e o Poder
Moderador:
José Roberto Trícoli – Secretário Estadual de Administração do PV-SP. Foi prefeito de Atibaia-SP (por 2 mandatos), Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, vereador e deputado estadual.
Mesa 5 - Movimentos Sociais
Moderador:
Ricardo Silva – Dirigente nacional e secretário estadual de Direitos Humanos PV- SP
Mesa 6 - Internacionalismo
Moderadores:
Marco Antonio Mroz – Dirigente nacional e secretário estadual para Assuntos Parlamentares do PV-SP. Entre 2012 e 2014, foi o secretário nacional de Relações Internacionais do PV Brasil e presidente da Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD). No executivo, exerceu os cargos de secretário estadual adjunto de Saneamento e Recursos Hídricos e secretário estadual de Energia, ambos no 4º Governo de Geraldo Alckmin.
Luciano Frontelle – Ativista e Empreendedor social, é envolvido com políticas públicas de juventude e atuante em pautas relacionadas ao desenvolvimento sustentável e o combate às mudanças climáticas. Participa de processos de negociações internacionais desde 2012.
Em seguida foi a vez do Secretário Estadual prosseguir os trabalhos com o tema
EXPERIÊNCIAS ELEITORAIS
Mediação: João Artur - Secretário Estadual da Juventude – PV-SP
COMPOSIÇÃO DA MESA :
Bruno Ganem - Presidente do PV Indaiatuba
Foi o vereador mais votado em sua cidade em 2012. Foi candidato a deputado estadual e a prefeito da cidade de Indaiatuba, superando, em ambas as eleições, a casa dos 50 mil votos.
Victoria Xavier - Secretária de Juventude do PV-São José dos Campos (SP)
Concorrendo ao cargo de vereadora, obteve mais de 3000 votos na eleição 2016.
Matheus Mafepi - Vereador jovem eleito para o 2º mandato em São José do Rio Pardo (SP);
Arthur Spindola - Vereador jovem eleito (2016) em Indaiatuba.
Marcelle Moraes Vereadora mais jovem eleita em Salvador (BA)
Foi pautado por Mariana Perin - Secretária Nacional da Juventude e especialista em Políticas Públicas para Juventude, estratégias e a importância do fomento e desenvolvimento de Órgãos e Conselhos Municipais de Juventude para ambientes micros (Municipalidade)
TRIBUNA LIVRE
Foi oferecido tempo para manifestações livres dos participantes e a apresentação dos possíveis postulantes jovens a (pré) candidaturas nas eleições 2018 (presidente- governador- dep. Federal e deputado estadual).
Veja abaixo parte da fala de Elton Herrerias Junior #JPV UBATUBA
No domingo foi a vez de iniciar os trabalhos com Leonardo Magno - Coordenador Juventude Lixo Zero São José dos Campos (SP) com o tema LIXO ZERO
VEREADOR CAIO CUNHA
Com 5.788 votos, foi o vereador mais votado da cidade nas eleições de 2016. Formado em Tecnologia da Informação, pela Universidade de Mogi das Cruzes, falou de sua carreira que carreira profissional como designer, falou sobre seus projetos na área de T.I. Em 2007, trabalhou de base com a juventude mogiana para despertar um processo de mudança política. Assim surgiu o movimento “Seja”, que hoje é o grande “Norte” de sua atuação política. Caio explanou sobre a metodologia de sua gestão de mandato parlamentar, intitulada como “300”, já que é composta pela participação popular de 300 mogianos. Por meio dessa atuação democrática, o parlamentar deu voz aos cidadãos e os colocou como protagonistas no trabalho legislativo.
O mestre, Eduardo Jorge sob o tema "Conjuntura Política Nacional e Parlamentarismo" definitivamente ofereceu uma aula de história política que quebrou protocolo e ultrapassou o tempo não deixando de ter a plenária cheia e totalmente atenciosa ao tema.
Por fim ocorreu a Eleição das Coordenações Jovem de Bacia e escolha do GT Estadual de Juventude
Vera Motta – Secretária Nacional para Assuntos Jurídicos - Partido Verde - Brasil, Elton JPV Ubatuba e Ricardo Silva – Dirigente nacional e secretário estadual de Direitos Humanos PV- SP
Matheus Mafepi - Vereador jovem eleito para o 2º mandato em São José do Rio Pardo (SP), Elton Herrerias Junior (Secretaria Municipal de Juventude PV Ubatuba) e o Secretário Estadual da Juventude Partido Verde, João Arthur.
Elton JPV Ubatuba, junto ao vereador JPV eleito e seus assessores de Américo de Campos SP.
Elton e André Pomba – Secretário da Diversidade do PV Capital - São Paulo
Secretário Municipal de Juventude PV Elton Herrerias Junior e Renana Costa Secretário Estadual de Juventude PV (BA)
Na foto : Leonardo Magno falando sobre o Lixo Zero, Elton e a vereadora de Salvador Marcelle Soares e a palestra do Vereador reeleito Caio Cunha de Mogi das Cruzes
Elton Herrerias Junior e o saudoso Eduardo Jorge










Nenhum comentário:
Postar um comentário