A Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba (SMEL) divulgou a quantidade de participantes no Dia do Desafio no município. Participaram de alguma atividade física ou esportiva 2.564 pessoas, em 71 ações. O evento visa estimular e promover a prática de atividade física para promoção da saúde pelo maior número de pessoas.
Foram realizadas aulas de alongamento e ginástica laboral para servidores públicos, e uma programação especial para os alunos inscritos nos projetos esportivos da SMEL. O Dia Nacional do Desafio faz parte de uma campanha mundial que incentiva a adoção de um estilo de vida mais ativo por meio da prática regular de atividades físicas e esportivas, visando o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Alunos inscritos no surf, vôlei, basquete e futebol tiveram a oportunidade de realizar aula com os pais. E a natação fez um desafio especial para os alunos, onde o professor responsável se inspirou nos jogos de videogame para criar a “Torre de Desafios”, que colocou à prova todas as habilidades aquáticas dos jovens atletas da natação da Piscina Municipal.
O secretário de Esportes e Lazer, Tiago Balio, destacou a importância deste evento para o município. “A promoção da atividade física para políticas públicas sempre é algo muito relevante, o Dia do Desafio ressalta o papel que atividade física tem, principalmente suas possibilidades”.
Balio ressaltou que falar em atividade física é diretamente tratar da promoção de saúde. “A atividade física no município tem um papel muito relevante para nós, não só para a descoberta de talentos esportivos, o que sempre ocorre, mas principalmente para ter uma melhor qualidade de vida, mais tranquila e especialmente melhorar os indicadores de saúde. Quando falamos de atividade física estamos falando diretamente de promoção de saúde”.
O Dia do Desafio é realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio, conta com governos, empresas e organizações da sociedade civil para mobilizar o maior número possível de pessoas praticando uma atividade físico-esportiva no dia.
Segundo a coordenadora de eventos da pasta, Kátia Castilho, o dia do desafio surgiu para incentivar as pessoas a praticarem atividade física. “Tem como objetivo as pessoas mudarem o conceito, terem uma busca para melhor qualidade de vida, Ubatuba sempre participou”.
Trata-se de uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All – coordenada no Continente Americano pelo Sesc São Paulo, com apoio institucional da ISCA – International Sport and Culture Association e UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário